SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Una revisión crítica del pensamiento kantiano sobre la educación ética: una reflexión sobre la época actualParafraseadores automáticos: una consecuencia inesperada de abordar el plagio estudiantil y el impacto de la COVID en entornos de educación a distancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RODRIGUES, Sirlene  y  LOPES, Carlos. O silêncio do PNLD e dos livros didáticos sobre o ciberplagiarismo. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21432.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21432.014.

O roubo cibernético de ideias nunca foi tão pungente, configurando-se, assim, o plágio ou o ciberplagiarismo, quando o estudante se apropria das informações oriundas do ciberespaço para a realização das suas tarefas escolares, sem atribuir os créditos ao autor do trabalho. Nesse sentido, este artigo analisa o tratamento que os livros didáticos do 3º ano do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), no Brasil, dão à temática do plágio em correlação com a pesquisa na internet. Foi realizada a Análise de Conteúdo temático-categorial (BARDIN, 2011) em 12 livros didáticos e no Edital de Convocação 04/2015 do PNLD. Apenas três livros alertam para que os estudantes não copiem da internet e nenhum trata do plágio. A temática do plágio não está, assim, integrada às diretrizes de livros didáticos. A lacunar e insuficiente orientação sobre o tema é um elemento a mais que pode fomentar o plágio em estágios mais avançados do conhecimento. Negligenciar a prevenção e orientações quanto ao plágio é também incentivar a opacidade ética, comprometendo a integridade acadêmica.

Palabras clave : Plágio; Pesquisa na internet; Livro didático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )