SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The silence of the PNLD and textbooks on cyberplagiarismEthical action in education research from the historical and dialectical materialism perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FORGAS, Rubén Comas; LANCASTER, Thomas; MARIN, Elvira Curiel  and  GARMA, Carmen Touza. Parafraseadores automáticos: uma consequência inesperada de abordar o plágio estudantil e o impacto da COVID em contextos de ensino a distância. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21679.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21679.020.

As ferramentas e sistemas usados ​​para detectar plágio são amplamente utilizados nas universidades, mas sua disponibilidade pode ter levado os alunos a pesquisar e encontrar maneiras de evitar a detecção. Um desses métodos é o uso de software de geração automática de paráfrases, que permite que grandes quantidades de texto sejam reescritas com pouco esforço por parte dos alunos. Este artigo utiliza a metodologia de análise de métricas de busca na Internet com dados do SEMrush e Google Trends para estimar o nível de interesse em parafraseadores automáticos online, com foco no período de 2016 a 2020 e em quatro países: EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. Os resultados mostram uma tendência preocupante, com aumento no número de buscas por tais ferramentas no período analisado, especialmente durante o COVID-19 e aumentos notáveis ​​observados durante os períodos de avaliação nas universidades. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema.

Keywords : Parafraseadores automáticos; Aplicações de ciência de dados na educação; Integridade acadêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )