SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18El silencio del PNLD y de los libros de texto sobre el ciberplagioEl accionar ético en la investigación educativa en la perspectiva del materialismo histórico-dialéctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FORGAS, Rubén Comas; LANCASTER, Thomas; MARIN, Elvira Curiel  y  GARMA, Carmen Touza. Parafraseadores automáticos: uma consequência inesperada de abordar o plágio estudantil e o impacto da COVID em contextos de ensino a distância. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21679.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21679.020.

As ferramentas e sistemas usados ​​para detectar plágio são amplamente utilizados nas universidades, mas sua disponibilidade pode ter levado os alunos a pesquisar e encontrar maneiras de evitar a detecção. Um desses métodos é o uso de software de geração automática de paráfrases, que permite que grandes quantidades de texto sejam reescritas com pouco esforço por parte dos alunos. Este artigo utiliza a metodologia de análise de métricas de busca na Internet com dados do SEMrush e Google Trends para estimar o nível de interesse em parafraseadores automáticos online, com foco no período de 2016 a 2020 e em quatro países: EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. Os resultados mostram uma tendência preocupante, com aumento no número de buscas por tais ferramentas no período analisado, especialmente durante o COVID-19 e aumentos notáveis ​​observados durante os períodos de avaliação nas universidades. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema.

Palabras clave : Parafraseadores automáticos; Aplicações de ciência de dados na educação; Integridade acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )