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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FORGAS, Rubén Comas; LANCASTER, Thomas; MARIN, Elvira Curiel  e  GARMA, Carmen Touza. Parafraseadores automáticos: uma consequência inesperada de abordar o plágio estudantil e o impacto da COVID em contextos de ensino a distância. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21679.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21679.020.

As ferramentas e sistemas usados ​​para detectar plágio são amplamente utilizados nas universidades, mas sua disponibilidade pode ter levado os alunos a pesquisar e encontrar maneiras de evitar a detecção. Um desses métodos é o uso de software de geração automática de paráfrases, que permite que grandes quantidades de texto sejam reescritas com pouco esforço por parte dos alunos. Este artigo utiliza a metodologia de análise de métricas de busca na Internet com dados do SEMrush e Google Trends para estimar o nível de interesse em parafraseadores automáticos online, com foco no período de 2016 a 2020 e em quatro países: EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. Os resultados mostram uma tendência preocupante, com aumento no número de buscas por tais ferramentas no período analisado, especialmente durante o COVID-19 e aumentos notáveis ​​observados durante os períodos de avaliação nas universidades. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema. O método utilizado neste estudo abre um novo caminho de análise para enriquecer e complementar o conhecimento existente no campo da pesquisa de integridade acadêmica. Os dados obtidos mostram que professores e gestores acadêmicos devem estar atentos ao uso de ferramentas de geração automática de paráfrases pelos alunos e que é necessário implementar intervenções de integridade acadêmica para lidar com esse problema.

Palavras-chave : Parafraseadores automáticos; Aplicações de ciência de dados na educação; Integridade acadêmica.

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