SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: divergências e convergências no tratamento de dadosÉtica e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GARCIA, Mariana da Silva  e  SOUSA, Robson Simplicio de. A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do Paraná. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21367.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21367.034.

Apresenta-se, neste artigo, um estudo acerca da formação filosófico de professores de Química no Estado do Paraná. A pesquisa baseia-se na Filosofia da Educação em Ciências, que articula Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência. Analisam-se os componentes curriculares dos cursos com habilitação em Química das Universidades e dos Institutos Federais e das Universidades Estaduais. Instigados pela pergunta: Que educação filosófica se mostra na formação de professores de Química no Estado do Paraná?, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica nas ementas dos cursos de Licenciatura. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisá-las. Surgiu como uma das categorias finais a emergência da ética na formação filosófica de professores de Química. Identificou-se que a ética se mostra vinculada à Filosofia e à Filosofia da Ciência, envolvendo problemas éticos e a Ética profissional na Química. Na Filosofia da Educação, a ética se mostra nas relações sociais, de cidadania e nas relações educacionais e profissionais.

Palavras-chave : Educação Química; Ética; Formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )