SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18La emergencia de la ética en la educación filosófica de profesores de Química: un análisis curricular de los Licenciaturas en el Estado de ParanáInforme de experiencia sobre la participación en un Grupo de Trabajo de la Comisión Nacional de Ética en Investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PEDRO, Ana Paula da Silveira Simões. Ética e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21399.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21399.037.

De caráter qualitativo, este texto tem por objetivo essencial analisar, no âmbito da investigação em educação com crianças, a invisibilidade ou a visibilidade ético-epistemológica que lhes é dada. Pretende-se saber qual o modus operandi ético e epistemológico que os adultos, enquanto investigadores, demonstram relativamente às crianças, no que diz respeito a quatro dimensões específicas que se cruzam: 1) consentimento informado; 2) confidencialidade, anonimato e privacidade; 3) relações de poder entre adulto e crianças; 4) autoria da produção do conhecimento. Perante cada um destes aspetos, pretende-se saber se o investigador compreende e assume a sua tarefa fundamental neste processo de profundo questionamento crítico e de reflexividade ético-epistemológica que se impõe, tendo consciência de que não existe uma ética à la carte pronta a aplicar em qualquer circunstância.

Palabras clave : Ética na investigação; (In)visibilidade ético-epistemológica; Crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )