SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do ParanáRelato de experiência sobre a participação em um Grupo de Trabalho da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEDRO, Ana Paula da Silveira Simões. Ética e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21399.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21399.037.

De caráter qualitativo, este texto tem por objetivo essencial analisar, no âmbito da investigação em educação com crianças, a invisibilidade ou a visibilidade ético-epistemológica que lhes é dada. Pretende-se saber qual o modus operandi ético e epistemológico que os adultos, enquanto investigadores, demonstram relativamente às crianças, no que diz respeito a quatro dimensões específicas que se cruzam: 1) consentimento informado; 2) confidencialidade, anonimato e privacidade; 3) relações de poder entre adulto e crianças; 4) autoria da produção do conhecimento. Perante cada um destes aspetos, pretende-se saber se o investigador compreende e assume a sua tarefa fundamental neste processo de profundo questionamento crítico e de reflexividade ético-epistemológica que se impõe, tendo consciência de que não existe uma ética à la carte pronta a aplicar em qualquer circunstância.

Palavras-chave : Ética na investigação; (In)visibilidade ético-epistemológica; Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )