SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18O processo de avaliação ética de pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: considerações sobre uma peculiaridade brasileira“Riscos”, “danos” e “benefícios” da participação em um projeto de história oral sobre a Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BRITTO, Luiz Percival Leme  e  COLARES, Anselmo Alencar. Ética na pesquisa em educação - A que se destina?. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21740.  Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21740.033.

Neste ensaio, examina-se a atual tendência de caráter protocolar que se tem dado à aplicação da ética na pesquisa, argumentando que ela não só escapa propriamente aos fundamentos da questão como não contribui para a qualificação e o desenvolvimento nem da pesquisa em educação nem da formação em nível de pós-graduação. Retoma-se, assim, o questionamento sobre os fundamentos da ética, assumindo que ela, como criação humana, faz-se na história e não se confunde com nenhum tipo de regramento, ainda que possa inspirar normas e leis. Assumindo o princípio de que a ética perpassa todo o processo de pesquisa, destacam-se os desafios que se põe à organização e ao funcionamento dos programas de pós-graduação e indica-se a necessidade de revisão profunda tanto do que se entende por comitê de ética (que deve ser reorganizado como comitê de regulação da pesquisa) como das formas de promoção da própria ética, em seu fundamento epistemológico, nos programas de pós-graduação.

Palavras-chave : Ética; Pesquisa; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )