SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Una cartografía de los Comités de Ética de la Educación Superior Politécnica en Portugal (2023)Ética en la investigación en educación: análisis de disertaciones y tesis en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MORO, Catarina; COUTINHO, Angela Scalabrin  y  PINHO, Gabriela. Ética na pesquisa em Educação: desafios perante encaminhamentos sobrepostos à Plataforma Brasil. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21835.  Epub 27-Oct-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21835.079.

Com base nas legislações recentes e vigentes em âmbito nacional (Resolução nº 510/2016 e Resolução nº 674/2022, do Conselho Nacional de Saúde) e local e em discussões de autores contemporâneos que têm debatido o tema da ética em pesquisas na área da Educação, considera-se pertinente a discussão a respeito das limitações do Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep) acessado por meio da base Plataforma Brasil (sistema eletrônico unificado de registro de pesquisas envolvendo seres humanos, vinculado ao Ministério da Saúde) no que diz respeito às especificidades das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (CHS). A hipertrofia de exigências no processo de solicitação de aprovação do CEP via Plataforma Brasil e as burocracias (formulários extensos e generalizados) que não condizem com as especificidades das pesquisas em CHS revelam a importância de uma readequação do procedimento adotado, sob a óptica da educação, que conceba a ética para além de um conjunto de normas e preenchimento de formulários.

Palabras clave : Ética; Pesquisa; Sistema CEP/Conep.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )