SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Uma cartografia das Comissões de Ética do Ensino Superior Politécnico em Portugal (2023)Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MORO, Catarina; COUTINHO, Angela Scalabrin  e  PINHO, Gabriela. Ética na pesquisa em Educação: desafios perante encaminhamentos sobrepostos à Plataforma Brasil. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21835.  Epub 27-Out-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21835.079.

Com base nas legislações recentes e vigentes em âmbito nacional (Resolução nº 510/2016 e Resolução nº 674/2022, do Conselho Nacional de Saúde) e local e em discussões de autores contemporâneos que têm debatido o tema da ética em pesquisas na área da Educação, considera-se pertinente a discussão a respeito das limitações do Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep) acessado por meio da base Plataforma Brasil (sistema eletrônico unificado de registro de pesquisas envolvendo seres humanos, vinculado ao Ministério da Saúde) no que diz respeito às especificidades das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (CHS). A hipertrofia de exigências no processo de solicitação de aprovação do CEP via Plataforma Brasil e as burocracias (formulários extensos e generalizados) que não condizem com as especificidades das pesquisas em CHS revelam a importância de uma readequação do procedimento adotado, sob a óptica da educação, que conceba a ética para além de um conjunto de normas e preenchimento de formulários.

Palavras-chave : Ética; Pesquisa; Sistema CEP/Conep.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )