SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ética en investigación en Educación: desafíos frente a las referencias superpuestas a la Plataforma BrasilEnseñanza de la ética en la investigación en educación: análisis de los programas de formación en investigación científica y la relevancia en las monografías producidas en Angola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

NUNES, João Batista Carvalho. Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22236.  Epub 27-Oct-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22236.080.

O objetivo geral da investigação foi analisar o registro dos procedimentos éticos utilizados em pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de Educação, concluídas nos anos de 2013 e 2017, em programas de pós-graduação brasileiros considerados de excelência nacional e internacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata de tema ainda pouco estudado nacional e internacionalmente. Adotaram-se o paradigma pragmático, a abordagem mista e o projeto paralelo convergente, além do método de pesquisa documental. Conseguiu-se ter acesso a uma amostra de 4.895 (97,90%) de um total de 5.000 dissertações e teses. Somente 1.222 (24,96%) dessas pesquisas foram aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), enquanto 2.009 (41,04%) fizeram referência ao uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Palabras clave : Ética em Pesquisa; Pesquisa Educacional; Metodologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )