SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Ethics in education research: analysis of dissertations and theses in BrazilThe neohumanist moment and our planetary futures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ALFREDO, Francisco Calóia Hombo  and  SIMOES, Aníbal João Ribeiro. Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e22149.  Epub Oct 27, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.22149.082.

O objetivo deste artigo foi analisar a relevância do ensino da ética em pesquisa, expressa nos programas curriculares de investigação científica, e a observância dos princípios éticos em monografias de Licenciatura de três Instituições de Ensino Superior em Angola. Ao partir do confronto entre o normativo sobre a harmonização curricular e os programas, verifica-se um desalinhamento e, nos programas, a ausência de orientação relativa ao ensino da ética. Na identificação dos princípios éticos, globalmente, limitam-se ao objetivo da pesquisa, quem a irá realizar, à confidencialidade e ao anonimato, princípios enunciados e verificados em algumas monografias e noutras apenas enunciados sem serem observados, o que permite sinalizar a necessidade de uma profunda reflexão sobre o ensino e a importância da ética no processo de investigação e a criação de código de ética que regule toda a atividade de pesquisa.

Keywords : Ética em pesquisa; Formação científica; Programa curricular e monografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )