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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
LEITE, Carlinda; RODRIGUES, Sónia Valente e TEIXEIRA, Diana Neves. Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal). Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23411. Epub 18-Jul-2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23411.068.
O estudo apresentado teve por objetivo conhecer o que atrai estudantes portugueses a escolher a profissão docente. A aplicação do questionário Fit Choice ao universo total de estudantes dos cursos de formação profissional para a docência da Universidade do Porto, em 2023-2024, revelou resultados como: o primeiro motivo para a escolha da profissão é o gosto pela área de estudo, seguido do contributo para a sociedade e para o futuro de crianças e adolescentes e do gosto pelo ensino. Os estudantes inquiridos estão motivados para a profissão, embora a considerem difícil, exigente (conhecimento especializado e trabalho) e com pouco retorno (salarial e social); estão muito satisfeitos com a escolha feita, apesar de muitos terem sido dissuadidos e encorajados a escolher outra profissão. No atual contexto de falta de professores, este conhecimento pode informar políticas educacionais e estratégias de recrutamento de novos candidatos à profissão docente.
Palavras-chave : Atratividade docente; Formação inicial de professores; Perceções da profissão docente..