Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
OLIVEIRA, Inês Barbosa de e REIS, Graça Regina Franco da Silva. Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23731. Epub 14-Out-2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23731.098.
Este texto objetiva apresentar o Projeto de Apoio à Escola Pública, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), intitulado “Criações curriculares ecológicas: formação docente e discente em diálogo”, realizado em uma região de serra do estado do Rio de Janeiro, o qual aponta como múltiplos fazeressaberes circulam nas escolas públicas. Como metodologia, foram utilizadas as narrativas, entendendo-as como forma de conhecer e publicizar as criações curriculares dos praticantes da escola onde se dá o Projeto. O texto marca uma atitude ética, estética e política de compromisso com sujeitos e suas criações curriculares, suas possibilidades efetivas de ação, em busca da superação dessas representações demeritórias e desqualificações em geral das quais a escola pública é vítima. Para isso, traz-se tanto a dimensão teórico-metodológica do campo de estudos do cotidiano e da pesquisa narrativa, quanto a dimensão epistemológica do cotidiano em si.
Palavras-chave : Escola pública; Cotidianos; Narrativa..