SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docenteEscola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Inês Barbosa de  e  REIS, Graça Regina Franco da Silva. Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23731.  Epub 14-Out-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23731.098.

Este texto objetiva apresentar o Projeto de Apoio à Escola Pública, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), intitulado “Criações curriculares ecológicas: formação docente e discente em diálogo”, realizado em uma região de serra do estado do Rio de Janeiro, o qual aponta como múltiplos fazeressaberes circulam nas escolas públicas. Como metodologia, foram utilizadas as narrativas, entendendo-as como forma de conhecer e publicizar as criações curriculares dos praticantes da escola onde se dá o Projeto. O texto marca uma atitude ética, estética e política de compromisso com sujeitos e suas criações curriculares, suas possibilidades efetivas de ação, em busca da superação dessas representações demeritórias e desqualificações em geral das quais a escola pública é vítima. Para isso, traz-se tanto a dimensão teórico-metodológica do campo de estudos do cotidiano e da pesquisa narrativa, quanto a dimensão epistemológica do cotidiano em si.

Palavras-chave : Escola pública; Cotidianos; Narrativa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )