SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes popularesTrês tardes (Ou contar histórias é enfrentar genocídios!) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ESTEVINHO, Lucia de Fatima Dinelli  e  AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23603.  Epub 08-Nov-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23603.101.

Neste artigo, estudamos o cinema pela perspectiva de ele ser um intercessor de pensamentos sobre o cotidiano como categoria das pesquisas curriculares, tendo como linha de aglutinação as dimensões do deslocamento de temporalidades, característica conceitual comum ao cinema e ao cotidiano. Pensar-com e entre o filme Los Silencios e autores que, intercessores das imagens e sons, permitiram traçar uma cartografia do filme convocando a luta pelos direitos das minorias. No filme, as marcas foram mostrando imagens aberrantes que germinaram pelo escuro da tela, iluminada com luzes reluzentes e fluorescentes que marcam os personagens que lutam pelo direito à vida. Imagens-vaga-lumes mostraram que o cinema pode ser um lugar de resistência, com sua luz intermitente, seus pequenos brilhos, a possibilidade que o cinema tem de dar a ver o invisível e desabituar o espectador em seus modos de olhar e sentir o mundo.

Palavras-chave : Movimentos aberrantes; Cinema; Imagens-vaga-lumes..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )