SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GUR-ZE'EV, Ilan. A bildung e a teoria crítica na era da educação pós-moderna. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.05-21. ISSN 1981-0431.

O projeto da Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prospectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.

Palabras clave : Bildung; Contra-Educação; Educação Padronizadora; Escola de Frankfurt.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )