SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A bildung e a teoria crítica na era da educação pós-modernaEducação infantil: direito reconhecido ou esquecido? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SAES, Décio Azevedo Marques de. Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.23-39. ISSN 1981-0431.

O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.

Palabras clave : Educação; Direito; Trajetória; Estratégia; Classe Média; Fracasso Escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )