SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Educação infantil: direito reconhecido ou esquecido?Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FONSECA, Selva Guimarães  e  COUTO, Regina Célia do. Formação de professores/as e ensino de história: a perspectiva multicultural em debate. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.59-73. ISSN 1981-0431.

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa acerca da temática “Formação de Professores/as de História e Multiculturalismo”. O objetivo da pesquisa foi analisar as seguintes questões: Os/as professores/as formadores/as dos cursos de História formam “na” e “para” uma perspectiva multicultural? Qual perspectiva cultural está explícita e implícita nos PCNs do ensino de História? As instituições formadoras de professores/as trabalham a perspectiva da pluralidade cultural nos seus currículos formais e ativos? Para responder a essas perguntas foram analisados documentos escritos e entrevistas orais com um universo de professores/as formadores/as dos cursos de História da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia, tendo como suporte metodológico a história oral temática. Este artigo visa a socializar análises produzidas a partir da investigação.

Palavras-chave : Formação Docente; Ensino de História; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )