SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafioUma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares  y  MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. A psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.91-108. ISSN 1981-0431.

Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprendiz, orientada por três categorias teóricas, construídas pela necessidade de dar sentido a observações empíricas, quais sejam: o exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.

Palabras clave : Psicologia e Formação Continuada de Professores; Relação Teoria e Prática; Abordagem Sociocultural Construtivista.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )