SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22A psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismoPlataformas de aprendizaje: herramientas técnicas o psicológicas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa  y  MITJANS MARTINEZ, Albertina. Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.109-130. ISSN 1981-0431.

Neste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar.

Palabras clave : Psicologia; Educação; Teorias da Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )