SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SACRISTAN ROMERO, Francisco. Plataformas de aprendizaje: herramientas técnicas o psicológicas?. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.131-145. ISSN 1981-0431.

Neste estudo abordam-se alguns princípios de desenho instrucional vinculados ao construtivismo sociocultural e à cognição situada com relação ao desenho de ambientes de aprendizagem apoiados em tecnologias da informação e comunicação (TIC). Analisam-se as potencialidades educativas dessas tecnologias em seu caráter de signos ou instrumentos psicológicos, em oposição ao seu emprego restrito como ferramentas técnicas. Destacam-se algumas características dos ambientes apoiados com as TIC que potencializam a aprendizagem e se conclui enfatizando a necessidade de conduzir investigações sobre os mecanismos de influência educativa e as práticas educativas reais que ocorrem nas diversas experiências escolares e auto-iniciadas mediadas pela tecnologia.

Palabras clave : Plataformas de Aprendizagem; Instrumentos Psicológicos; Tecnologias da Informação e Comunicação; TIC.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )