SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Pactos educativos: difíciles pero necessáriosÉ possível uma linguagem crítica na educação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

JIMENEZ, Susana Vasconcelos; GONCALVES, Laurinete Paiva  e  BARBOSA, Luis Adriano Soares. O lugar do marxismo na formação do educador. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.23, pp.189-203. ISSN 1981-0431.

O artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.

Palavras-chave : Marxismo; Pedagogia; Formação do Educador.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )