SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23O lugar do marxismo na formação do educadorCiência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MORAES, Raquel de Almeida. É possível uma linguagem crítica na educação?. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.23, pp.205-216. ISSN 1981-0431.

O presente artigo argumenta sobre a possibilidade da existência de uma linguagem crítica na educação. Em contrapartida à educação para o senso comum, do tipo bancária e padronizadora praticada pela indústria cultural e educacional capitalista, que usa “uma linguagem simplificada para ser usada pelas massas” (Tognolli), com “invariantes fixos, clichês prontos, tradução estereotipada de tudo” (Adorno), pensamos que é possível dialogar como “intersubjetividades não-violentas”, o que envolve reconhecer a diferença, a diferença total (Gur-Ze'ev), visando despertar a consciência do “quanto os homens são enganados de modo permanente” (Adorno). Isso requer o uso de uma linguagem crítica de modo poético (Bakhtin) e dialógico-amoroso (Freire), pois, se a linguagem crítica for violenta, estará sendo utilizada a mesma lógica da dominação, não promovendo, portanto, a emancipação.

Palavras-chave : Pedagogia Crítica; Linguagem; Não-Violência.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )