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Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Paulo França  y  BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.23, pp.245-261. ISSN 1981-0431.

Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas por um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b) tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.

Palabras clave : Inclusão Escolar; Concepções de Professores; Reabilitação; Professores Hospitalares; Distúrbios Neuromotores.

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