SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número23Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotoresSobre a questão da dinâmica do caráter infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LIMA, Candice Marques de  y  CUPOLILLO, Mercedes Villa. A teoria histórico-cultural e a dialética inclusão/exclusão nas instituições de ensino. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.23, pp.263-278. ISSN 1981-0431.

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de inclusão/exclusão escolar a partir da perspectiva histórico-cultural. Nessa perspectiva discutimos a inclusão como um processo dialético que acontece nos indivíduos envolvidos nos contextos educacionais, por meio de relações intersubjetivas. Complexo e contraditório, o processo de inclusão não está limitado à visão da deficiência, mas estende-se a todos os membros dos grupos a que o indivíduo pertence, promovendo práticas pedagógicas e sociais para atender a diversidade humana. Nessa proposta, a comunicação dialógica entre professor e aluno é o ponto fundamental para que este se constitua como sujeito no seu processo de conhecimento, sentindo-se incluído nas relações sociais e humanas.

Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural; Inclusão; Diversidade; Comunicação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )