SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24La edu-comunicación: una necesidad sentida, una apuesta urgenteEducação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Gilberto Lacerda dos. A tecnologia, a ciência e seus modos de produção: representações de professores do ensino fundamental. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.21-36. ISSN 1981-0431.

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação cujo objetivo foi a explicitação de representações de futuros professores de Ciências de três importantes universidades brasileiras, em formação para atuarem nas quatro primeiras séries do ensino fundamental (licenciandos em Pedagogia) acerca da Ciência, da Tecnologia e de seu modo de produção. As conclusões a que chegamos indicam que os futuros professores de Ciências brasileiros distanciam-se de uma atuação condizente com o Novo Modo de Produção do Conhecimento e que é necessária a adoção de um Novo Modo de Formação, estratégia fundamental para instrumentalizar adequadamente as novas gerações para a compreensão do empreendimento científico-tecnológico, novas gerações essas que, por meio do modo tradicional de formação científica e tecnológica, acabam inseridas em um círculo vicioso pautado seja pelo desinteresse sistemático por conteúdos de natureza científica e tecnológica, seja pela incompreensão da natureza social de tais conteúdos.

Palabras clave : Formação de Professores; Ciência e Tecnologia; Novo Modo de Produção do Conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )