SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24A tecnologia, a ciência e seus modos de produção: representações de professores do ensino fundamentalPerfil de tutor de cursos pela internet: o caso do Sebrae índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PRETTO, Nelson De Luca  y  FERREIRA, Simone de Lucena. Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.37-51. ISSN 1981-0431.

Um dos maiores desafios do Brasil é disponibilizar ao maior número de pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. O artigo apresenta algumas reflexões sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), lançado pelo Decreto 5.820/2006, por meio do qual o governo brasileiro fez uma opção técnica impregnada por pressões políticas. A implantação da TV digital no País foi seguida por inúmeras transformações ao longo do seu percurso, tendo envolvido pesquisadores de diversas áreas, tanto técnicas como sociais, com o objetivo de desenvolver um sistema que atendesse as necessidades da sociedade brasileira, incluindo a conexão à internet. Na perspectiva de inclusão sociodigital que propomos, a televisão digital pode se constituir em um importante elemento da transformação da educação com vistas à formação de cidadãos, e não de meros consumidores, seja de produtos, seja de informações.

Palabras clave : Educação; TV Digital; Interatividade; Currículo; Inclusão Digital.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )