SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Perfil de tutor de cursos pela internet: o caso do SebraeBlog: um novo canal na comunicação aluno-professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BORGES NETO, Hermínio  y  BORGES, Suzana Maria Capelo. As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.89-102. ISSN 1981-0431.

O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.

Palabras clave : Tecnologias Digitais; Informática Educativa; Raciocínio Lógico; Piaget; Seqüência Fedathi.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )