SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Blog: um novo canal na comunicação aluno-professorConstrução grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ASSIS, Elisa Maria de  y  CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.103-114. ISSN 1981-0431.

O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas.

Palabras clave : Cooperação; Mediação; Material Didático; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )