SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número24Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimentoLas tecnologías aplicadas a la educación especial integradora: la contribución del software educativo “Hércules y Jiló”. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FERREIRA, Deller James. Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.115-129. ISSN 1981-0431.

O presente trabalho discute a produção colaborativa do conhecimento na Web, provendo uma análise de como contribuições divergentes provenientes dos indivíduos tornam-se um conhecimento convergente compartilhado. Uma colaboração profícua pode desencadear a criação de algo inovador que não pode ser atribuído a nenhum aluno específico. Durante a produção colaborativa pode emergir um conhecimento que não pode ser construído individualmente. Será usada uma abordagem com base na lógica dialética, para descrever uma das possíveis maneiras pelas quais a construção do conhecimento colaborativa pode ocorrer.

Palavras-chave : Aprendizagem Colaborativa; Lógica Dialética; Representação Social; Produção do Conhecimento; Tecnologia na Educação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )