SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue24Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na web author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ALONSO, Catalina Maria  and  SOUZA, Amaralina Miranda e. Las tecnologías aplicadas a la educación especial integradora: la contribución del software educativo “Hércules y Jiló”. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.131-150. ISSN 1981-0431.

As Tecnologias de Informação e de Comunicação aparecem como grandes aliadas do professor, favorecendo as diferentes formas de aprender e as diferenças individuais dos alunos e dos professores. Apresentamos as linhas fundamentais que servem de base no desenho, na elaboração e na explicação do software educativo “Hércules e Jiló”, recomendado para o trabalho pedagógico com alunos que apresentam necessidades educativas especiais. Neste trabalho serão abordadas várias linhas de ação: 1. fundamentar sua realização com base científica e tecnológica para lograr uma relação e motivação amigável do aluno com a máquina; 2. oferecer uma base científico-pedagógico-metodológica para tentar alcançar atrativos os quais o aluno possa construir conhecimento pela sua interação com o software e suas atividades derivadas. Aspira-se que as tecnologias - em particular, o software educativo - contribuam na aprendizagem de alunos que apresentam necessidades educativas especiais ou não.

Keywords : Tecnologias da Informação e da Comunicação; Software Educativo; Educação Especial.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )