SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PEREIRA, Fátima. Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.165-183. ISSN 1981-0431.

O texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na - ou se relacionam com a - formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Realçam-se os resultados que dizem respeito às transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.

Palabras clave : Currículo; 1º Ciclo do Ensino Básico; Formação Inicial de Professores; Narrativa; Mapeamento Social.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )