SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadasSubjetividade e coisificação: um estudo introdutório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.185-202. ISSN 1981-0431.

Este artigo busca refletir sobre a contribuição do pensamento de Gramsci na elaboração e aplicação das pedagogias alternativas de educação do campo, em especial, a dos Centros de Formação em Alternância, que trabalham com a Pedagogia da Alternância no Brasil. As discussões sobre educação do campo no Brasil são bem recentes e há dez anos vêm se fortalecendo enquanto espaço de construção do conhecimento e de saberes que se confirmam a partir das próprias experiências de sujeitos coletivos que constroem espaços pedagógicos alternativos, na concepção gramsciana, contra a hegemonia estabelecida.

Palabras clave : Educação do Campo; Pedagogias Alternativas; Gramsci; Teoria Crítica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )