SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Subjetividade e coisificação: um estudo introdutórioA faculdade de educação de uma universidade pública e a avaliação do trabalho docente: algumas repercussões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva. A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.219-234. ISSN 1981-0431.

Este artigo tem como objetivo analisar a abordagem da temática ambiental indicada para o ensino de Ciências pelas políticas curriculares oficiais do Brasil. Situa a reformulação curricular nacional implementada na década de 1990 no contexto das políticas públicas educacionais, associando-as à orientação neoliberal das reformas implementadas na contemporaneidade brasileira. Identifica e discute as concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental contidas em diferentes documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, explicitando como tais parâmetros entendem a inserção da temática ambiental no currículo e ensino de Ciências. Analisa a relação estabelecida entre Educação Ambiental e ensino de Ciências segundo os referidos parâmetros, concluindo pela simplificação, antropocentrismo e utilitarismo na abordagem da temática ambiental no ensino de Ciências e pela fragmentação dos conteúdos dessa disciplina escolar.

Palavras-chave : Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino de Ciências; Meio Ambiente.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )