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Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Luís Gustavo Alexandre da. Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputa. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.253-270. ISSN 1981-0431.

O artigo avalia o Plano Nacional de Educação, em especial identifica as diferentes concepções de gestão educacional presentes na Lei nº 10.172, e analisa as disputas existentes na área para consolidar como política pública uma determinada concepção. Os programas analisados são: o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O texto sublinha que as disputas entre concepções de gestão educacional e a retomada do modelo democrático dependem do financiamento da educação. O artigo encerra-se com uma análise dessas disputas políticas existentes no campo da gestão que reproduzem no plano educacional as contradições entre projetos antagônicos de sociabilidade.

Palabras clave : Plano Nacional de Educação; Gestão Educacional; Sociabilidade Neoliberal.

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