SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Plano Nacional de Educação: uma avaliação das diferentes concepções de gestão educacional em disputaA saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e direito de Hannah Arendt índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

URT, Sônia da Cunha  y  MOTTA, Maria Alice Alves da. Professores pensam - e fazem - a diferença. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.271-288. ISSN 1981-0431.

Este artigo é um relato de pesquisa cujo objetivo é evidenciar as concepções de professores sobre a diferença, como percebem a relação entre as diferenças e a escola, e como lidam com essas diferenças. Os professores responderam à questão: O que você pensa acerca das diferenças e como lida com elas? Para o estudo das respostas foi utilizada a análise de conteúdo. O referencial teórico adotado para pensar a diferença foi a abordagem histórico-cultural da Psicologia, cuja concepção de sujeito se configura pela apropriação da cultura no processo educativo. Para esses professores, a diferença está relacionada a questões raciais, físicas, econômicas, sociais, culturais e diferenças em ritmos de aprendizagem. A categoria “Respeito” foi a atitude mais citada como forma de lidar com as diferenças. A presença de respostas contraditórias parece indicar uma visão cristalizada acerca da diferença ou um nível incipiente de reflexão sobre o assunto.

Palabras clave : Diferença; Professores; Prática Pedagógica; Concepções.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )