SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Professores pensam - e fazem - a diferençaAfeto e auto-estima nas relações interativas em início de escolarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RANGEL, Mary  y  PETRY, Paulo. A saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e direito de Hannah Arendt. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.289-298. ISSN 1981-0431.

Este artigo focaliza a importância da dimensão política da educação para a compreensão da saúde como direito fundamental da vida cidadã e parte essencial da dignidade humana. Enfatizam-se, portanto, os direitos públicos fundamentais, com atenção à saúde, discutindo-se a necessidade de garanti-los e a relevância da conscientização, como processo educativo, em favor da mobilização política da sociedade. Nessa perspectiva, recorre-se à concepção de poder e direito de Hannah Arendt, destacando-se os seus subsídios ao processo de conscientização, necessário ao entendimento da saúde como valor e direito públicos e, portanto, como compromisso político dos governos e uma das condições de sua legitimidade.

Palabras clave : Educação; Saúde; Política; Teoria de Hannah Arendt; Direitos Públicos Fundamentais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )