SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25A saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e direito de Hannah ArendtInvestigação sobre atletismo de competição para jovens com síndrome de Down índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MIRANDA, Simão Francisco de. Afeto e auto-estima nas relações interativas em início de escolarização. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.299-310. ISSN 1981-0431.

Este artigo, à luz da perspectiva sócio-histórico-cultural, discute o afeto e a auto-estima nas relações diádicas professora-alunos e alunos-alunos no início da escolarização. Discorre acerca dos principais conceitos envolvidos e destaca os papéis da comunicação e da metacomunicação em tais interações, relacionando-os à construção da auto-estima. Sumariza estudo empírico realizado pelo autor envolvendo 12 crianças de uma 1ª Série do Ensino Fundamental (atual Segundo Ano) de uma escola pública no DF (seis com indícios de desejável e seis de indesejável auto-estima). Objetivou, entre outras questões, compreender as possíveis motivações potencialmente incrementadoras de mudanças no curso dos processos de construção da auto-estima, a partir das interações comunicativas e metacomunicativas diádicas criançascrianças e professora-crianças. Entre as principais conclusões, sugere-se o premente e permanente investimento na qualidade das interações comunicacionais e metacomunicacionais afetivas no contexto estudado para a ampliação das possibilidades da construção mais desejável possível da auto-estima dos nossos pequenos escolares.

Palabras clave : Afeto; Auto-Estima; Desenvolvimento Infantil; Início de Escolarização.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )