SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número25Afeto e auto-estima nas relações interativas em início de escolarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SAORIN, Jesús Molina. Investigação sobre atletismo de competição para jovens com síndrome de Down. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.25, pp.311-316. ISSN 1981-0431.

Nosso ponto de partida é o esporte de competição e, em concreto, a modalidade de Atletismo, incorporando o âmbito da Pedagogia e da Medicina como elementos chave para encontrar aqueles parâmetros de atuação que contribuam para a melhoria da autonomia, qualidade de vida e inserção sociolaboral das pessoas com síndrome de Down. Em nossa experiência de trabalho com um grupo de jovens com síndrome de Down na prática do atletismo de competição, podemos comprovar que são trabalhados os aspectos da autonomia, da autoregulação do próprio esforço ou da insistência, além da adaptação funcional, que, no nível do sistema cardiovascular, fica garantida, da mesma forma que para uma pessoa sem síndrome de Down submetida a um trabalho aeróbico. Portanto, trata-se de uma ótima contribuição, do ponto de vista da saúde da pessoa.

Palabras clave : Atletismo de Competição; Síndrome de Down; Autonomia; Qualidade de Vida.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )