SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26Pedagogia universitária: gênese filosófico-educacional e realizações brasileiras no século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

COELHO, Ildeu Moreira. A gênese da docência universitária. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.26, pp.05-24. ISSN 1981-0431.

O artigo discute a constituição da docência, no medievo latino, inseparável das transformações socioeconômicas e políticas, das transferências do saber greco-árabe, dos renascimentos cultural e escolar, do trabalho de monges copistas e tradutores, da ligação intrínseca entre investigação, formação e ensino na universidade recém-criada. Recuperando etimologia e pronúncia dos termos, discute a Escolástica, filosofia e método de ensino em que a docência se afirma no ato de ler, explicar, comentar os textos, submeter conceitos, argumentos e teses ao crivo da razão, pôr questões em discussões públicas nas quais a verdade não depende da autoridade de quem diz, mas daquilo que foi dito. Redescobertas e traduzidas, as obras de Aristóteles surgem como ameaça para alguns mestres, mas para outros era tudo o que precisavam para exercer seu ofício: um texto lógico, profundamente formativo. Assim, a universidade medieval e seus mestres podem nos ajudar a repensar e recriar a docência hoje.

Palabras clave : Docência; Copistas; Tradutores; Transferências do Saber; Autoridade; Razão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )