SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26A gênese da docência universitáriaCompreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ARAUJO, José Carlos Souza. Pedagogia universitária: gênese filosófico-educacional e realizações brasileiras no século XX. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.26, pp.25-42. ISSN 1981-0431.

O objetivo deste é configurar uma conceituação de pedagogia universitária, primeiramente com base no pensamento de Wilhelm von Humboldt (1767-1835), presente na obra intitulada Sobre a Organização Interna e Externa das Instituições Científicas Superiores em Berlim, escrita em 1810, a qual revela, basicamente, o ideário em torno de universidade desde o século XIX aos nossos dias. E, em segundo lugar, complementarmente, o objetivo de versar sobre a pedagogia universitária brasileira, certamente vinculada aos ideais humboldtianos, em três momentos cruciais de sua constituição no decorrer do século XX: a) nos anos 1920, pelo movimento universitário fundado na idéia de formação das elites; b) nos anos 1950 e 1960, pelo movimento em torno da democratização da Educação Superior; e c) nos anos 1990, com ressonâncias na atualidade, pelo movimento denominado ‘mercantilização’ da Educação Superior, quando se assiste a uma admirável expansão do setor privado, mas certamente em sintonia com o movimento anterior.

Palabras clave : Pedagogia Universitária; Humboldt; Universidade; Ensino e Pesquisa; Universidade Brasileira; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )