SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26Pedagogia universitária: gênese filosófico-educacional e realizações brasileiras no século XXDocência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar  y  BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.26, pp.43-59. ISSN 1981-0431.

Esse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente.

Palabras clave : Pedagogia Universitária; Movimentos Construtivos; Docência Superior.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )