SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduaçãoA relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LEITINHO, Meirecele Calíope. A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.26, pp.79-92. ISSN 1981-0431.

O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face às exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.

Palabras clave : Dilemas; Contradições; Formação Pedagógica; Equilibrio Dialético.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )