SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26A aula universitária: resultados de um estudo empírico sobre o gerenciamento do tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LAMPERT, Ernâni. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.26, pp.131-150. ISSN 1981-0431.

O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.

Palavras-chave : Ensino com Pesquisa; Educação Superior; Metodologia do Ensino; Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )