SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Trabalho, educação e sociedade: práticas pedagógicas e formação do educador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SAES, Décio Azevedo Marques de. Escola pública e classes sociais no Brasil atual. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.165-176. ISSN 1981-0431.

Este texto visa a tratar o fracasso escolar, no Brasil atual, como um fenômeno social, o que implica buscar as suas causas sociais. A nossa conclusão é que, ampliando-se consideravelmente a oferta de educação pública no nível fundamental e, ao mesmo tempo, mantendo-se o padrão de classe média do ensino, só pode predominar a tendência à manutenção e mesmo ao aumento do fracasso escolar das crianças de origem popular, incapazes de se elevar até o padrão de ensino definido pelo aparelho de Estado capitalista. E é difícil imaginar a reformulação desse padrão, já que a classe média, altamente influente no campo educacional, necessita do fracasso escolar das outras classes sociais para intensificar a sua própria valorização econômica e social.

Palavras-chave : Escola Pública; Classe Média; Proletariado; Fracasso Escolar.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )