SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Escola pública e classes sociais no Brasil atualO ethos na alfabetização de adultos: aonde vai a auto-estima? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CASTANHO, Maria Eugênia. Trabalho, educação e sociedade: práticas pedagógicas e formação do educador. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.177-190. ISSN 1981-0431.

O texto relata pesquisa que tem por objetivo estudar as complexas relações entre trabalho e educação superior, visando apontar pistas para um trabalho docente de qualidade. Foi investigado um curso que funciona no período integral (diurno) e no período noturno, numa universidade de grande porte na região de Campinas/SP, tendo sido ouvidos alunos concluintes e docentes. O principal foco da pesquisa foi o aluno trabalhador. Os resultados mostraram que, de modo geral, não se alia a atividade didática com a realidade do trabalho, permanecendo ambas como mundos separados. Conclui-se que há medidas que podem ser adotadas para que melhore a qualidade do ensino universitário dos trabalhadores-estudantes.

Palabras clave : Trabalho e Educação Superior; Estudante-Trabalhador; Qualidade de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )