SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Trabalho, educação e sociedade: práticas pedagógicas e formação do educadorEducação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo. O ethos na alfabetização de adultos: aonde vai a auto-estima?. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.191-208. ISSN 1981-0431.

Este trabalho revisa o conceito de auto-estima em alfabetização de adultos com base na noção de face, ou imagem do self, que é pública e se relaciona à expectativa dos indivíduos de serem reconhecidos e autônomos. Em alfabetização de adultos, a auto-estima, entendida na perspectiva das faces, não pode ser vista como algo a ser elevado para satisfazer desejos cuja referência é somente o indivíduo. Impõe-se revisar o conceito considerando a recorrência do seu uso em alfabetização de adultos. Os dados foram coletados em entrevistas áudio-gravadas com sete alfabetizandos, em duas salas de aula do Projeto Brasil Alfabetizado do Município de Recife. As respostas analisadas sugerem o desejo de autonomia dos entrevistados 1 em relação às práticas cotidianas da escrita e demonstram que, no processo da alfabetização, as mudanças na esfera das suas identidades ocorrem em meio a conflitos e tensões gerados pelas expectativas pessoais e sociais dos aprendizes.

Palabras clave : Alfabetizandos Adultos; Auto-Estima; Ethos; Face.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )