SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27O ethos na alfabetização de adultos: aonde vai a auto-estima?Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SIEMS, Maria Edith Romano. Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questão. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.209-226. ISSN 1981-0431.

Neste artigo apresentamos uma pesquisa realizada no decorrer de um curso de Mestrado em Educação, na qual buscamos compreender a forma como professoras que atuam na educação de pessoas com deficiência, considerados socialmente como professores da Educação Especial, constituem sua Identidade Profissional neste momento em que as discussões apontam para a ênfase na Educação Inclusiva. Identificamos os fatores que contribuíram nas histórias de vida dessas professoras na construção de sua identidade docente, para que se posicionassem como professores da área da Educação Especial. Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em especial os estudos de Bakhtin e Vigotski. Nas entrevistas coletivas realizadas com um grupo de sete professoras de escolas públicas de Roraima, analisamos o processo de constituição identitária dessas professoras, considerando suas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional, identificando a influência marcante da atual estrutura de organização do trabalho docente em seus perfis profissionais.

Palabras clave : Educação Especial; Formação de Professores; Inclusão; Identidade Docente; Profissionalidade Docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )