SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Educação especial em tempos de educação inclusiva: a identidade docente em questãoEducação online: um caminho para a construção da autonomia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CURY, Regina  e  NUNES, Lina Cardoso. Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdica. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.227-246. ISSN 1981-0431.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o uso de softwares educativos, numa perspectiva lúdica, pode contribuir para a construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo foram feitas observações de crianças na sala de informática e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores e equipe pedagógica. O embasamento teórico se apoiou nas contribuições de estudiosos como Papert, Piaget, Valente, Vigotski e Winnicott, entre outros. Os dados obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista os temas recorrentes, a saber: relação entre software e conteúdos, o jogo de regras, dimensão lúdica do jogo, os jogos como fonte de prazer, aprendizagem e conhecimento, mediação e interação. Os resultados mostraram que o uso de softwares educativos, de forma lúdica, é importante para a aprendizagem das crianças, tornam as aulas mais dinâmicas, favorecem a mediação entre professores e alunos, possibilitando a construção do conhecimento.

Palavras-chave : Softwares Educativos; Atividades Lúdicas; Construção do Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )