SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número27Contribuição dos softwares educativos na construção do conhecimento de forma lúdicaReestruturações na administração pública brasileira e os desdobramentos na educação superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ROCHA, Adriana Conde  y  VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Educação online: um caminho para a construção da autonomia?. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.27, pp.247-261. ISSN 1981-0431.

A educação online vem se consolidando como alternativa para o enfrentamento de desafios educacionais da contemporaneidade, entre eles a necessidade de formar cidadãos autônomos, capazes de trabalhar colaborativamente. Mas, pode a autonomia ser desenvolvida e ampliada em um curso na modalidade online? A pesquisa aqui relatada teve por objetivo investigar, segundo a visão de alunos e tutores de um curso online, o processo de construção da autonomia na aprendizagem. Tendo como suporte metodológico o pressuposto de que visões de sujeitos são construções subjetivas e, por isso mesmo, devem ser analisadas em uma perspectiva qualitativa, a coleta de dados foi feita mediante observação de campo (virtual) e aplicação de questionários para alunos e tutores. Os resultados permitiram concluir que a autonomia é um processo que: depende da determinação do sujeito, mas não se concretiza solitariamente; demanda responsabilidade, organização, disciplina, maturidade e compromisso; é favorecido pela mediação pedagógica.

Palabras clave : Educação Online; Formação de Professores; Autonomia na Aprendizagem; Visão de Alunos e Tutores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )